sábado, 28 de julho de 2012

O que sabemos sobre o WII U ?

A plataforma de 8ª geração da Nintendo, o Wii U, é cercada de muitas dúvidas, rumores, provocações e nenhuma certeza. Nesse mar de opiniões, de gente séria e de muitos anônimos, as informações acabam se contradizendo e no fim nada se sabe sobre essa máquina, que pode ser tão poderosa quanto qualquer computador “high end” ou tão fraca quanto o próprio Wii. Se a Nintendo não fala nada, deixemos que as outras fontes falem, e é a partir delas que chegamos a tudo que é certo sobre o console e tudo que, apesar de incerto, é bastante provável.


Gráficos tão bons quanto…

Falar do potencial gráfico do Wii U é esbarrar em muitos discursos controversos. A Sega, por exemplo, vive soltando informações a respeito de “Aliens: Colonial Marines” no Wii U. Todas essas informações são extremamente positivas e dizem que o console será, sim, uma máquina e tanto, frente aos consoles atuais. Há também os depoimentos anônimos que já chegaram a dizer, inclusive, que o Wii U será inferior ao Xbox 360 e ao PS3 no processamento dos gráficos. Já a Nintendo não concorda e nem discorda, muito pelo contrário, reservando-se a afirmar, em sua única declaração a respeito da polêmica, que: “gráficos não são o mais importante para a empresa”.

Com o Wii, ficou provado que gráficos não são um fator decisivo no sucesso de um console. Por outro lado, foi a falta de poder, frente aos consoles HD, que afastou a maioria das third-parties do amado console branco. Não há como negar que a Nintendo sozinha conseguiu carregar o console nas costas, mas isso não é o suficiente para a próxima geração. Mesmo seguindo a linha “jogabilidade em primeiro lugar” a Nintendo deve vir com uma máquina e tanto no fim do ano e o que conhecemos é apenas a ponta do iceberg.

Para segurar as pontas durante uma geração inteira e se manter atual mesmo com os lançamentos da concorrência, o console deverá possuir no mínimo 1 GB de RAM; CPU ATI Quad-Core da família Power 7, fabricada em 45nm e cache eDRAM ; GPU AMD customizada com acesso a Directx 10.1 e será capaz de rodar a 1080p nativamente.

Nós vimos a Nintendo bem atrás nessa geração no quesito gráfico e, mesmo assim, testemunhamos o nascimento de clássicos modernos, como Super Mario Galaxy 2, The Legend of Zelda: Skyward Sword, Xenoblade Chronicles e Super Smash Bros. Brawl. Imagine agora o que essa empresa poderá fazer numa máquina como o Wii U.

0 comentários:

Postar um comentário